MEU TRABALHO

Estes livros, que começaram a ser escritos em 2012, decorrem de estudos e reflexões que venho desenvolvendo desde a década de 1970, quando na fase secundária de minha formação pela primeira vez entrei em contato com a Filosofia. Escrevê-los apenas a partir dos 64 anos foi uma decisão deliberada, pois já nos tempos de juventude  os intensos 60s e 70s , entendi que, antes de mais nada, eu precisava viver. 

Sou, essencialmente, um autodidata com método. Nunca, por exemplo, desviei a atenção do meu foco de interesse: compreender o ser humano, em especial as sutilezas de nosso processo comunicacional, com destaque para aquilo que nunca é dito; aquilo que se esconde nas entrelinhas de todas as interações pessoais e sociais  ou seja, a prática mundialmente culturalizada e omnipresente da insinceridade, essa fonte de dúvidas, desconfianças, incompreensões, ressentimentos, ódios e violências.

O que sempre desafiou meu entendimento é esta nossa intransponível incapacidade de alcançar, de forma coletiva, o amadurecimento da espécie. Passados milênios de aprimoramento cognitivo; após todos os avanços que temos alcançado em tantas ciências, parece que estamos conformados e acomodados a essa medíocre condição de infantilidade emocional.

Esse é meu campo de interesse, a minha obsessão, embora tenha clareza de que não há ineditismo no que penso e escrevo. Sei que estou a replicar sábios ensinamentos de inúmeras culturas que se perdem no tempo da construção de nossa espécie neste planeta.

Minha vontade (ou talvez missão) é um dia ser capaz de sintetizar, de forma clara, esses conhecimentos. E mediante essa (almejada) clareza, tornar-me mais um agente do imprescindível esclarecimento em favor da transformação.

Sei que, em decorrência da explosão da cibernética e da digitalização das relações interpessoais, vivemos uma época difícil, com o decaimento da capacidade de atenção das pessoas e a orientação do interesse dos mais jovens para temas que lhes proporcionem recompensas imediatas, preferencialmente sem a intermediação cognitiva. Mas este é o desafio que temos agora. Renunciar a enfrentá-lo é desistir da humanidade.

Tenho seis livros publicados, todos disponíveis nos diversos sites da Amazon.

Este trabalho compila análises publicadas por eminentes pensadores, alguns atuando como conselheiros em seus próprios países, voltadas ao debate do atual momento histórico planetário. A discussão central é o colapso do Império do Ocidente e a ascensão do Império do Oriente. A versão em Português está aqui:

A Nova Ordem do MUNDO








This work compiles analyzes published by eminent thinkers, some acting as advisors in their own countries, focused on the debate of the current planetary historical moment. The central discussion is the collapse of the Western Empire and the rise of the Eastern Empire. The English version is here:

The New World ORDER






...............................................................................................................................

Este livro dedica-se ao aprofundamento da tese de que o melhor caminho que nossa espécie pode trilhar, para adquirir maturidade, é buscar e assumir a sua Identidade Cósmica, ou seja, compreender que habitamos um planeta, que este planeta integra o Cosmo e que, portanto, somos todos essencialmente iguais e unos. A versão em Português está aqui:

ID.Cósmica 






This book is dedicated to deepening the thesis that the best path our species can follow, to acquire maturity, is to seek and assume its Cosmic Identity, that is, to understand that we inhabit a planet, that this planet is part of the Cosmos and that therefore we are all essentially equal and one. The English version is here:

ID.Cosmic





...............................................................................................................................

Entendo que, para superarmos nossa condição de seres emocionalmente imaturos, é imprescindível que sejamos capazes de compreender e dominar o medo. Não aquele que nos desafia e tem impulsionado o nosso progresso material, mas o medo espiritual, aquele que nos paralisa porque nos coloca frente ao desconhecido e à nossa finitude. A versão em Português está aqui:

Cérebro, MEDO 






I understand that, in order to overcome our condition of emotionally immature beings, it is essential that we are able to understand and master fear. Not the one that challenges us and has driven our material progress, but spiritual fear, the one that paralyzes us because it puts us face to face with the unknown and our finitude. The English version is here:

Brain, FEAR 






...............................................................................................................................

Frente ao desafio de conquistar e assumir nossa Identidade Cósmica, este livro se destina a examinar alguns dos fatores hereditários, sociais e psicológicos que, associados e somados, têm nos impedido de compreender e dominar o medo do desconhecido e de nossa finitude. É um questionamento sobre a nossa capacidade de tomar a frente desse processo. A versão em Português está aqui:

Somos CAPAZES? 






Faced with the challenge of conquering and assuming our Cosmic Identity, this book is intended to examine some of the hereditary, social and psychological factors that, associated and added, have prevented us from understanding and mastering the fear of the unknown and our finitude. It is a questioning of our ability to take the lead in this process. The English version is here:

Are we CAPABLE? 





...............................................................................................................................

Este livro, o primeiro a ser publicado, em 2012, abrange as questões que abordei de forma mais detalhada nos trabalhos posteriores, bem como as que pretendo me dedicar nos próximos anos. É, portanto, uma longa reflexão, permeada por uma história de vida, mas também e principalmente um roteiro. A versão impressa pode ser encontrada aqui:

Do que se fazem as salsichas 






O e-book pode ser acessado aqui:

Do que se fazem as salsichas




..............................................................................................................................

Este livro é um resumo da construção do espírito libertário de Santos, esta cidade de quase 500 anos de existência, onde vivo desde a idade de 14 anos, e que teve sua altivez desconstruída a partir do golpe militar que em 1964 implantou uma ditadura no Brasil. A versão em Português está aqui:

Sonífera ILHA